marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

Dedos em garra e em martelo

Os dedos em garra e martelo são caraterizados por uma contratura destes, em consequência de um desequilíbrio entre os tendões da zona dorsal e plantar dos dedos.

O calçado apertado e de forma estreita aumenta esta deformidade, provocando continuamente fricção nas saliências ósseas dos dedos em consequência da sua alteração.

A deformidade dos dedos em garra e martelo pode ser classificada em flexível ou rígida. Inicialmente apresentam-se flexíveis, sendo possível manualmente colocar os dedos na sua posição correta. Futuramente, na ausência da aplicação de um tratamento e com o uso de calçado inadequado, as deformidades dos dedos em garra e martelo tornam-se rígidas, e nestes casos é impossível colocar manualmente os dedos na posição reta.

É comum o aparecimento de calos e calosidades no dorso dos dedos pela fricção do calçado, e na zona plantar dos dedos pela pressão que suportam correspondente ao desalinhamento que os dedos adquiriram. É também comum em determinados casos a presença de calosidades na planta do pé.

São várias as opções de tratamento, mediante a evolução da deformidade e o quadro clínico em questão.

Depois da nossa avaliação biomecânica específica, confecionamos uma palmilha personalizada, com a finalidade de controlar e corrigir as alterações biomecânicas presentes no pé, que são a origem das deformidades dos dedos.
As nossas palmilhas personalizadas, atrasam o processo de evolução da deformidade flexível e atuam em grande percentagem e número, na vertente corretiva.

Nas situações de presença de dor provocada pela alteração do correto alinhamento dos dedos, calosidades e uso de calçado inadequado, o nosso objetivo essencial será eliminar temporariamente a dor, eliminando as calosidade, aconselhar o estilo de calçado mais adequado ou aplicar ortóteses de silicone personalizadas adaptadas especificamente para cada caso.

O tratamento definitivo consiste na intervenção cirúrgica e depende sempre do grau da deformidade.

Share this post
  ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *