marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

Dor do calcanhar

A dor do calcanhar é um tipo de dor muito habitual, sendo um dos motivos mais frequentes de recurso à consulta de podologia.
Este tipo de dor, na maior parte das vezes, estende-se pela planta do pé provocada por uma inflamação da fáscia plantar designada fasceíte. A fáscia plantar é um forte e robusto ligamento que se insere no calcanhar estendendo-se pela planta do pé até aos dedos.

A fasceíte é provocada por estiramentos repetitivos da fáscia plantar, conduzindo à sua inflamação, podendo provocar pequenas ruturas da mesma. É caraterizada por uma dor fina, sensação de ardência e latejada que se manifesta ao caminhar ou em pé. A dor tem início logo pela manhã ao dar os primeiros passos do dia ou após estar muito tempo sentado.

A fasceíte é mais um dos problemas mecânicos do pé relacionado com a biomecânica do pé, que consiste na configuração que o pé adquire quando apoia no solo. Quando ao caminhar exercemos um maior aplanamento do pé, provocamos com este movimento um estiramento da fáscia plantar que posteriormente resulta em pequenas microrrupturas da fáscia plantar, levando a uma tentativa natural do organismo em combater esse processo podendo originar mais tarde a formação de um “espícula óssea” denominada de Esporão do Calcanhar.

Uma vez que se trata de um problema de origem biomecânica, é necessária a análise minuciosa clínica e biomecânica do pé e membro inferior para o correto diagnóstico.

São várias as alternativas de tratamento, desde a aplicação de palmilhas personalizadas para controlar o apoio do pé e relaxar a fáscia plantar, ligaduras funcionais, exercícios de estiramento, entre outras.

Estas medidas de tratamento não invasivas normalmente têm resultado positivo, embora existam casos em que a dor persiste. Nestes, é necessário um tratamento invasivo através da intervenção cirúrgica.

Share this post
  ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *