marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

O Pilates e a Podologia

Muitos dos problemas que temos nos pés, têm origem numa má postura corporal ou vice versa. Como podologista, uma das minhas abordagens terapêuticas é a aplicação de palmilhas posturais personalizadas. No entanto, em determinados casos clínicos, verifico a necessidade da intervenção simultânea, de outras áreas específicas.

O pilates é uma dessas áreas. Tenho desenvolvido neste sentido, um trabalho juntamente com o Ginásio Razões do Corpo, que desenvolve uma abordagem ímpar nesta área.

Para que vocês compreendam melhor a abordagem do Pilates, pedi ao Ginásio Razões do Corpo e á Professora Teresa Sousa, para vos esclarecer algumas questões:

O que é o Pilates?

Prof. Teresa Sousa: “Pilates é um método de treino físico e mental criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Permite praticar atividade física, mesmo quando existem lesões, ajuda a equilibrar o corpo, corrigir posturas, prevenir lesões, melhorar a respiração e aumentar a concentração”.

Qual a função do Pilates na correção postural?

Prof. Teresa Sousa: “A sua principal função é corrigir desequilíbrios corporais levando o corpo a uma harmonia estética e a um bem-estar físico geral. Os principais benefícios do método são a força, a flexibilidade e o controlo do corpo, é essencial que estas três vertentes funcionem em simultâneo de forma equilibrada para obtermos uma melhor postura global”.

Está indicado a realização de aulas de pilates em simultâneo com o tratamento de podologia?

Prof. Teresa Sousa: “Sim, as aulas de Pilates vão complementar o tratamento podológico. Todo o trabalho de Pilates é feito no sentido de uma reestruturação do esquema corporal de baixo para cima (pés para a cabeça) e do centro para a periferia. Dependendo do tipo de patologia apresentada , o professor de Pilates vai trabalhar o   aluno, corrigindo compensações numa relação entre o relaxamento e a ativação consciente de  músculos que durante os exercícios  vão dar forma a um equilíbrio   posicional correto. Existem, inclusive, equipamentos específicos para a sua reabilitação, como por exemplo, o corretor de joanetes”.

Existem várias vertentes do Pilates ?

Ginásio As Razões do Corpo: “Sim, após o falecimento do fundador do método Pilates, os seus discípulos desenvolveram outras correntes, mas os fundamentos do método mantiveram-se dando origem ao Autêntico Pilates, Pilates Clássico ou Pilates Original. Ao longo dos anos apareceram outras correntes mais contemporâneas do método como o Neo pilates, o Pilates Funcional, entre outros. Hoje, existem muitas outras modalidades a que se associa o nome Pilates, mas são criações individuais”.

Como desenvolvem o trabalho do método de Pilates?

Ginásio As Razões do Corpo: “Os nossos profissionais têm formação de Autêntico Pilates, Pilates Clássico e Funcional, com vertente em patologias e populações especiais, o que nos permite trabalhar com um vasto publico e situações clínicas diferenciadas. Como trabalho de Pilates, para além das aulas de grupo de MAT e pequenos equipamentos, podemos desenvolver, também, o trabalho de Pilates em estúdio, com máquinas; Reformer, Cadillac, High Barrel, Combo Chair, entre outras, que nos permitem fazer uma avaliação mais rápida e completa das necessidades corporais do aluno, o que, consequentemente, leva a uma prescrição do exercício mais assertiva e de acordo ao pretendido, que é, atingir os objetivos mais rápida e consistentemente”.

Ginásio As Razões do Corpo – Guimarães

https://www.facebook.com/ginasioasrazoesdocorpo/

 

Share this post
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *