marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

Pé plano valgo

O pé plano valgo é caraterizado por uma diminuição do arco interno do pé e desvio interno dos calcanhares.
Por volta dos nove meses de idade, quando a criança inicia os primeiros passos, o pé apresenta-se com uma imagem de pé plano mas em consequência da quantidade de tecido adiposo (tecido de gordura) na planta do pé, considerando-se normal.

Aproximadamente a partir dos dois anos de idade, se a criança expõe caraterísticas de um pé plano e antes da ocorrência de uma formação estrutural do pé, é fundamental o exame e avaliação biomecânica do pé para realizar um correto diagnóstico e verificar a necessidade ou não da aplicação de um tratamento.

Em determinados casos, as crianças com pé plano valgo referem dor no arco interno do pé, dor no calcanhar e tornozelo que intensifica ao correr ou simplesmente ao andar.
Em consequência de um mau funcionamento e apoio do pé, poderá aparecer dor nos joelhos, anca e coluna vertebral.

Realizamos previamente à aplicação de qualquer tipo de tratamento uma avaliação biomecânica e postural, englobando avaliação articular, avaliação muscular, observação estática e dinâmica do caminhar, medição de ângulos e exame de podometria computorizado em estática e dinâmica, para obter um correto diagnóstico e analisar a necessidade de um tratamento prevenindo consequências futuras no pé e membro inferior.

Os nossos tratamentos consistem no desenho e adaptação personalizada de palmilhas específicas para corrigir a diminuição do arco interno e a posição do calcanhar quando a criança caminha, diminuindo consequentemente a dor presente.
Nos casos de pé plano valgo muito grave com sintomas incapacitantes, e que não responderam positivamente ao uso de palmilhas e a outros tratamentos conservadores, poderá estar indicada a intervenção cirúrgica.

Nesta nossa consulta de especialidade, não só orientamos todo o nosso conhecimento no tratamento como, na orientação e conhecimento, que os pais devem ter na escolha do calçado dos seus filhos.

Share this post
  , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *