marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

A Podologia no CrossFit

Como podologista, tenho acompanhado diversos atletas de CrossFit, onde me permitiu verificar que determinadas alterações do apoio do pé e postura, não só influenciam a probabilidade de lesões como dificultam o desenvolvimento técnico desta modalidade desportiva.

Grande parte das vezes, a dificuldade que um atleta apresenta ao realizar um determinado exercício ou movimento, como por exemplo um simples agachamento, tem origem numa alteração da sua postura ou apoio do pé.

Como em qualquer outra área desportiva, é de extrema importância realizar um estudo de apoio do pé e postura corporal, para prevenir lesões futuras e melhorar a sua performance.

 O CrossFit é uma modalidade desportiva bastante recente ainda desconhecida por muitos, levantando diversas questões sobre a atividade.

A box de  CrossFit Cidade Berço, esclarece-nos algumas questões:

Em que consiste o CrossFit?

Box Crossfit Cidade Berço: “O CrossFit, consiste num programa funcional de força e condicionamento físico, com objetivo de melhorar a capacidade física. Os exercícios são constantemente variados recorrendo a movimentos de ginástica olímpica, levantamento de pesos olímpicos e condicionamento cardiorrespiratório. É sobretudo um treino de alta intensidade.”

É um desporto mais indicado para mulheres ou homens?

Box Crossfit Cidade Berço: “O CrossFit pode ser praticado por qualquer pessoa desde que seja um treino orientado por um profissional qualificado/certificado como é o caso da nossa box. Muitos dos exercícios realizados exigem um treino de pernas, glúteos e core, que numa grande parte das vezes são os pontos frágeis do corpo feminino, obtendo-se excelentes resultados na definição e tonificação corporal.”

Muitas mulheres receiam a modalidade pelo levantamento de barras olímpicas  o que têm a dizer sobre isto?

Box Crossfit Cidade Berço: O plano de treino é sempre gradual e adaptado. Todos os iniciados nomeadamente as mulheres, iniciam a aprendizagem pela técnica dos movimentos realizados com tubos de PVC. Após a aprendizagem correta dos movimentos, são introduzidas barras olímpicas e só posteriormente são introduzidos pesos.”

Apesar de os treinos serem curtos são bastante intensos, os atletas iniciados estão preparados para esta intensidade?

Box Crossfit Cidade Berço: ” Cada atleta faz o treino ao seu ritmo e intensidade. Quando temos por exemplo, um treino em que o atleta tem de fazer o máximo de repetições num determinado intervalo de tempo, este poderá mediante o seu condicionamento físico ter a capacidade de realizar apenas uma repetição ou várias repetições ou o profissional poderá indicar um intervalo de tempo mais curto para atletas iniciados.”

Box CrossFit Ciadade Berço – Guimarães

https://www.facebook.com/crossFitcidadeberco/?fref=ts

https://www.facebook.com/Conspiration-153784641741829/?fref=ts

Share this post
  , , ,


One thought on “A Podologia no CrossFit

  1. Adoro cross fit, além de adequerir uma resistência fisica fantástica, o companheirismo entre atletas motivados… Obrigada cross fit Cidade de berço .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *