marcação de consultas: 253 114 866 | 913 393 057

Problemas do pé

A Podologia é uma ciência na área da saúde que estuda e analisa o pé, tendo como objetivo o diagnóstico, tratamento e prevenção de todos os problemas que afetam o pé e suas implicações no organismo humano.”

Se tivermos em conta que são os nossos pés que suportam a totalidade do nosso peso, e que raramente perdemos tempo a olhá-los com atenção, não admira que surjam, em diversas fases da vida, complicações que requerem diagnóstico e tratamento adequado.

Esta nossa lista de problemas frequentes do pé não pretende ser exaustiva e será, seguramente, alvo de actualizações periódicas. Pretendemos apenas ajudar os visitantes do nosso site a compreender um pouco melhor os seus sintomas. Em todo o caso, recomendamos sempre que nos contactem, pois teremos muito gosto em esclarecer as vossas dúvidas e preocupações.

Para cada situação aqui mencionada, incluímos um link que vos redirecciona para o nosso blog, onde poderão ler mais sobre cada problema e respectivo tratamento – e, nalguns casos, ver imagens ilustrativas.

Calos e Calosidades

Os calos e calosidades são zonas duras e com maior espessura, localizadas maioritariamente na planta do pé e dedos. Provocados por excesso de pressão ou fricção sobre saliências ósseas, conduzem ao aparecimento de dor. (ler +)

Papilomas

Os papilomas são lesões localizadas na pele, estimuladas por um vírus – Papiloma Humano. Provenientes do contacto directo do indivíduo com o vírus, surgem em todas as idades, mas são mais frequentes nas crianças. Manifestam-se de forma isolada ou múltipla. (ler +)

Micoses das Unhas

Uma das causas mais comuns de alterações da morfologia e aspeto da unha são as infeções provocadas por fungos. Ao longo do tempo, a unha sofre alteração da cor e espessura, conduzindo à sua destruição. (ler +)

Unha encravada

É uma lesão muito frequente tanto em adultos como em crianças. Ocorre quando a lateral ou ponta da unha se infiltra na carne circundante. Inicialmente provoca uma dor tipo picada, podendo, em casos mais graves, provocar infeções – acompanhadas muitas vezes de um granuloma (tecido esponjoso que cresce por de cima ou por baixo da unha). (ler +)

Joanetes

Os joanetes são um dos principais motivos por que se consulta um podologista – sobretudo, quando há presença de dor. Caracterizam-se por uma deformação e disfunção da articulação do primeiro dedo do pé (dedo maior), provocando uma saliência óssea nesta articulação. (ler +)

Pé plano valgo

O pé plano valgo é caraterizado por uma diminuição do arco interno do pé e desvio interno dos calcanhares. (ler +)

Pé plano do adulto

O pé plano do adulto é descrito por uma diminuição do arco interno do pé, em resultado de um mau funcionamento ou debilidade do tendão do músculo tibial posterior. O tendão do músculo tibial posterior é responsável pelo suporte do arco interno do pé e por proporcionar a estabilidade do pé ao caminhar ou ao longo da atividade desportiva. (ler +)

Dor do calcanhar

A dor do calcanhar é um tipo de dor muito habitual, sendo um dos maiores motivos por se recorrer à consulta de podologia. É caraterizada por uma dor fina, sensação de ardência e latejada, que se manifesta ao caminhar ou em pé. A dor tem início logo pela manhã ao dar os primeiros passos do dia, ou após estar muito tempo sentado. (ler +)

Dedos em garra e martelo

Os dedos em garra e martelo são caraterizados por uma contratura, em consequência de um desequilíbrio entre os tendões da zona dorsal e plantar dos dedos. O calçado apertado e de forma estreita aumenta esta deformidade, provocando continuamente fricção nas saliências ósseas dos dedos em consequência desta alteração. (ler +)