O que nunca te disseram sobre a saúde!

Ao longo dos anos tenho observado e constatado, que existem grandes crenças relativamente á saúde.

Mais de 90% dos pacientes, acreditam que a sua saúde depende exclusivamente de factores externos. Estão convictos, que a saúde deles depende por completo de nós profissionais de saúde ou, de encontrarem um comprimido milagroso, de factores exclusivamente genéticos ou ainda, da idade cronológica.

Estas são algumas das frases que vou ouvindo constantemente: “A partir dos 40 anos tudo aparece, é normal…; o meu pai ou mãe, tem este problema de saúde eu também vou ter ou já tenho, sou como eles; o meu filho sai ao pai não há nada a fazer, faz parte da vida…”

Expressam estas crenças tão fortes e enraizadas, como se de uma sentença se tratasse, não deixando margem para uma solução, para um crescimento interior ou para escutarem o próprio corpo. Ideias que vão passando com os anos de geração em geração. Não têm consciência deste mundo que vão criando para a sua saúde e para as suas vidas. Na verdade, têm nos vindo a meter estas coisas na cabeça ao longo dos anos a todos nós, fazendo-nos acreditar que não temos qualquer tipo de habilidade de resposta perante a nossa saúde.

Eu própria, em tempos vivi segunda essas ideias, até ao dia em que de diversas formas me foi provado o contrário. Hoje, sei que a minha saúde depende sobretudo de mim própria, da forma como vivo a minha vida, entre outras coisas que abordarei mais á frente. O normal é termos saúde e não doença. Temos toda a responsabilidade sobre a nossa saúde, temos mais poder de nós próprios em criar a nossa saúde, que aquilo que imaginamos ou nos fazem crer.

O meu maior propósito como profissional de saúde, não é tratar sintomas, não é estar focada em números mas sim, em vidas humanas indo de encontra á origem do verdadeiro problema e inspirando os meus pacientes num despertar interior, no poder que eles próprios têm sobre a sua própria saúde. Há resultados incríveis, com muito mais significado e que acrescentam valor, em todas as áreas da vida de cada um deles.

Foto de @paulo.castro.photography

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *